Free to use under the Unsplash License

Home office, híbrido ou presencial: qual é o melhor modelo de trabalho para aumentar a produtividade?

Até 2 anos atrás o mundo sequer discutia sobre modelos de trabalho. O normal, até então, era que todos se deslocassem de suas casas por 5 ou 6 dias na semana e passassem em torno de 8 horas diariamente nos respectivos locais onde desempenhavam suas funções. E aí nós enfrentamos uma pandemia que colocou todo o mundo (ou pelo menos boa parte dele) dentro de casa. Os modelos de trabalho foram reformulados e muita coisa mudou desde então. 

Hoje, com a rotina de trabalho voltando à normalidade total, podemos perceber que na verdade o normal já não é somente a modalidade presencial. Muitas empresas retornaram ao expediente de forma remota (ou home office) e até mesmo híbrida. Para entender quais os benefícios de cada modelo de trabalho, precisamos compreender do que se trata cada um deles: 

  • Presencial: a forma de trabalho a que já estávamos acostumados antigamente, onde necessariamente saímos de casa e confirmamos presença física na empresa. 
  • Híbrido:  é o trabalho realizado tanto no espaço da empresa quanto remoto. São definidos cronogramas que organizam a rotina dos funcionários. 
  • Home office: atuação do funcionário fora do ambiente físico da empresa. 

No trabalho presencial, existe a vantagem de ocorrer um maior relacionamento com a equipe de forma pontual. O acompanhamento das atividades também se dá de forma instantânea, o que pode evitar alguns problemas referentes a prazos e metas estabelecidas. Porém, a modalidade remota (home office), é um grande aliado na redução de gastos, mas também demonstra uma chance de aumento da produtividade tanto para a empresa quanto (e principalmente) para os funcionários. 

O modelo de trabalho híbrido é inovador e consegue mesclar as duas formas. Tem sido muito utilizado para equilibrar as necessidades e interesses das empresas com as particularidades e qualidade de vida dos colaboradores. É uma tendência que veio para ficar, como indicam as aberturas de empresas e contratações que aconteceram desde o início da pandemia. 

Todos os modelos de trabalho tem seus pontos positivos, que na maioria das vezes acabam sendo mais coletivos. Os pontos negativos de cada um deles são baseados em particularidades referentes às empresas ou funcionários, tornando-os uma questão de perspectiva. 

De fato, cada um dos modelos de trabalho oferecem pontos positivos e negativos. Cabe, então, às empresas e trabalhadores definirem qual modelo se adequa melhor à sua rotina. Na Cia das Diaristas, exercemos dois modelos de trabalho, pois lidamos com a sede (que configura o presencial) e outro formato que representa o home office, mais uma forma de demonstrar a versatilidade existente entre todos os formatos.

Sobre Cássio Nunes Siqueira

Administrador, Empreendedor e CEO da Cia das Diaristas, empresa que atende limpezas residenciais e de espaços corporativos. Criou o 1º e-commerce de Serviços de Limpeza do país, atua no segmento de serviços terceirizados de limpeza desde 2008 e possui ampla experiência no segmento, que hoje oferece a oportunidade de abertura de franquias. Casado, pai de dois filhos e apaixonado pela vida em família assim como pelo empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.