Como é uma franquia: os detalhes do modelo de negócio que cresce cada dia mais

Como é uma franquia: os detalhes do modelo de negócio que cresce cada dia mais

Adquirir uma franquia é optar por um modelo de negócio seguro para quem quer empreender, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Os números são completamente expressivos e explicam o porquê do percentual de sucesso: atualmente o Brasil conta com mais de 156 mil unidades de franquias em funcionamento, entre os mais variados ramos. Só em 2020, mesmo em meio a uma crise econômica, o setor registrou um faturamento de R$167 bilhões. 

Mas depois de tantos números expressivos, você sabe como é uma franquia? Vamos conferir!

 

Os detalhes do modelo de negócio

Conforme a lei 13.966/19, entende-se como contrato internacional de franquia aquele que, pelos atos concernentes à sua conclusão ou execução, à situação das partes quanto à nacionalidade ou domicílio, ou à localização de seu objeto, tem ligação com mais de um sistema jurídico.” 

A franquia funciona como uma relação de interdependência entre a marca e o investidor, onde as unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que representam quem investe nas lojas. Apesar da limitação de autonomia das unidades, por terem de seguir um padrão estabelecido, os franqueados podem, ainda, atuar em suas regiões conforme o mercado permite. 

Embora as franquias devam ser encaixadas dentro de normas e padrões instituídos pela marca, a rede franqueadora fornece suporte aos franqueados, para que possam atuar da forma mais uniforme possível no mercado. Tal suporte tem a função de amparar o franqueado nos mais diversos âmbitos do negócio e abrange tarefas operacionais relacionadas à produção (no caso de um modelo de negócios que comercializa produtos), mas também se estendendo às questões da área de gestão administrativa, contábil e financeira.

No caso de uma franquia que comercializa serviços, como é o caso da Cia das Diaristas, o modelo implantado pela rede também precisa ser levado à risca nas franqueadas. Porém, como a solução da empresa foca em um modelo de contratação de serviços de forma online, fica fácil adequar a franqueada à realidade de qualquer região ou cidade do país. 

Alguns dos pontos positivos dos modelos de negócio como a Cia das Diaristas são a possibilidade de retorno financeiro a curto e médio prazo e a rentabilidade alta permitida pela marca. 

Gostaria de saber mais sobre os detalhes da rede de franquias que permite alta rentabilidade e retorno financeiro rápido? Acesse aqui e confira.

Sobre Cássio Nunes Siqueira

Administrador, Empreendedor e CEO da Cia das Diaristas, empresa que atende limpezas residenciais e de espaços corporativos. Criou o 1º e-commerce de Serviços de Limpeza do país, atua no segmento de serviços terceirizados de limpeza desde 2008 e possui ampla experiência no segmento, que hoje oferece a oportunidade de abertura de franquias. Casado, pai de dois filhos e apaixonado pela vida em família assim como pelo empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *