Como abrir o seu próprio negócio e garantir a rentabilidade mesmo durante a crise.

Boa parte dos brasileiros sonha em abrir seu próprio negócio. Abrir uma empresa, para alguns, é sinônimo de sucesso, reconhecimento e bons lucros financeiros. E na verdade, poucas pessoas sabem que realmente, um dos passos mais determinantes para o sucesso de um negócio é o momento em que ele é aberto. 

Também é verdade que, de certa forma, o sucesso de uma empresa seja resultado de vários fatores em conjunto, mas, para que o futuro de um negócio dê certo, é preciso que o empreendedor vá além da dedicação, da vontade e de uma boa ideia. Empreendedores necessitam desenvolver habilidades de gestão e execução e, ainda, validar suas propostas, tornando as ideias viáveis e pontes para o sucesso e a consolidação do negócio. 

Mas às vezes, muitos brasileiros não sabem o que fazer ou sequer por onde começar. E na verdade, o processo inicial não tem muitos segredos, mas requer atenção e muito empenho. A fase de amadurecimento de uma ideia que passa a ser uma empresa é muito especial, pois dela podem vir diversos questionamentos que irão ditar a forma como seu negócio será visto e vendido no futuro. E ainda, existem diversos modelos de negócio que poderão definir os rumos da construção da empresa. 

Um deles e, talvez, o que mais dê retorno financeiro satisfatório de forma rápida, é o modelo de franquias. Por uma série de motivos, elas são vistas como ideais para os empreendedores de primeira viagem, pois possuem uma série de caminhos já trilhados por outros anteriormente que podem passar uma segurança a mais ao empresário, como por exemplo: a marca já está estabelecida e, por isso, se corre menos riscos financeiros; o plano de negócios já foi testado por alguém antes, então é mais fácil de encontrar pontos fortes e fracos; as estratégias de marketing já estão estruturadas, o que garante ao empreendedor uma maior segurança no momento de reforçar a divulgação do negócio; o suporte oferecido para o franqueado é algo imprescindível, pois com ele, os caminhos para o retorno financeiro serão mais fáceis de serem desbravados.

A franquia é um modelo de negócio de distribuição e comercialização de serviços ou produtos, que se estrutura sobre o direito de vender (ou oferecer) um determinado produto com a obrigatoriedade de seguir as regras do franqueado. É um formato de negócio próprio com bastante espaço no mercado atual, principalmente neste momento de crise econômica que o país enfrenta. Com ela, são gerados mais empregos e também mais rendas. 

Para abrir uma franquia, é importante que o empreendedor estude o mercado de negócios referente ao nicho em que sua empresa se encontra. Oportunidades, dificuldades e principalmente adversidades podem ser previstas nesta fase, onde serão visualizados cada detalhe da estruturação. 

Um exemplo de franquia com alta procura e intensa aceitação no mercado, é a Cia das Diaristas, que conseguiu unir a necessidade das pessoas terem suas casas limpas (principalmente na pandemia, momento em que muitos permaneceram em home office) com a praticidade da tecnologia, que permite o agendamento 24 horas por dia e a contratação das limpezas de forma virtual. É um modelo de negócio que não requer investimentos fora do normal, com um espaço incrível no mercado e que, por isso, promete rentabilidade (e o principal, retorno do investimento) com um ótimo tempo de existência. 

Se quiser saber mais a respeito da abertura de franquias e conhecer de perto a estrutura da Cia das Diaristas, clique no link e tire todas as suas dúvidas. O modelo de negócios pautado na tecnologia e na excelência da prestação de serviços promete mudar alguns conceitos antiquados que talvez possam existir em sua mente. 

Sobre Cássio Nunes Siqueira

Administrador, Empreendedor e CEO da Cia das Diaristas, empresa que atende limpezas residenciais e de espaços corporativos. Criou o 1º e-commerce de Serviços de Limpeza do país, atua no segmento de serviços terceirizados de limpeza desde 2008 e possui ampla experiência no segmento, que hoje oferece a oportunidade de abertura de franquias. Casado, pai de dois filhos e apaixonado pela vida em família assim como pelo empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *